E DA PONTE PRA CÁ? AS ÁGUAS EM MEIO RURAL E O SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE ITATIBA
Formação do Território Em meados do século XVII, um povoado rural estabelecido marginalmente à Vila de Jundiaí, era ocupado em roças às margens do Rio
O projeto visa capacitar profissionais, incluindo Arquitetos e Urbanistas, em soluções de saneamento rural, com foco em Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Isso envolve o diálogo entre as esferas pública e privada do saneamento, visando à preservação ambiental e ao papel do Arquiteto e Urbanista no desenvolvimento de projetos de saneamento para comunidades isoladas.
O curso será realizado virtualmente, oferecendo formação teórica. Posteriormente, haverá uma imersão prática presencial (LabRural) na Fazenda Pereiras, localizada em Itatiba-SP. Esta fazenda enfrenta desafios como estresse hídrico, processos erosivos e soluções improvisadas de saneamento.
Durante a imersão, os participantes terão a oportunidade de vivenciar e desenvolver propostas de saneamento rural adequadas à realidade local. Eles explorarão materiais e práticas inovadoras e sustentáveis para a Construção Civil, visando encontrar soluções para os desafios enfrentados na região, como o escoamento superficial em áreas de alta declividade, estresse hídrico em períodos de estiagem, descarte de resíduos sólidos e orgânicos, presença de fossas rudimentares, dentre outros.
Formação do Território Em meados do século XVII, um povoado rural estabelecido marginalmente à Vila de Jundiaí, era ocupado em roças às margens do Rio